Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018
Mundo

Tufão Maria - Maior tempestade já vista passa por Taiwan

Tufão Maria deixou um morto e três feridos em Taiwan

Publicada em 11/07/18 às 14:01h - 75 visualizações

por Rádio Ativa Naviraí


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
Uma pessoa morreu e três outras ficaram feridas na sequência da passagem do tufão Maria ao largo da costa norte de Taiwan. A tempestade tocou território continental chinês ao início da manhã de hoje. As autoridades de Fujian anteciparam-se à chegada do tufão e ordenaram a evacuação de mais de 50 mil pessoas em várias localidades costeiras.

O tufão Maria, a oitava tempestade a afectar a bacia da Ásia-Pacífico esta temporada, tocou hoje terra na província de Fujian. Depois de ter poupado o norte de Taiwan, o tufão entrou em território continental por volta das nove da manhã desta quarta-feira.

Na passagem pela Formosa, a tempestade matou uma pessoa e deixou três outras feridas. Os ventos intensos e os aguaceiros fortes deixaram ainda mais de 55 mil lares sem eletricidade, de acordo com os dados oficiais avançados pelo executivo de Taipé.

Com rajadas de vento da ordem dos 42 metros por segundo, a tempestade tocou terra nas imediações da cidade de Sansha, no condado de Lianjiang. A ondulação elevada registada na zona, onde as ondas chegaram a atingir os dez metros de altura, varreu do mapa parte substancial de uma auto-estrada costeira que se encontrava sob construção na região de Xiapu.

As autoridades de Fujian não foram, no entanto, apanhadas de surpresa. A aproximação do tufão Maria à costa leste da China levou as autoridades a evacuar cerca de 52 mil pessoas em várias localidades costeiras. Os proprietários de embarcações foram aconselhados a regressar a terra ainda durante o dia de ontem.

Na capital provincial, Fujian, as escolas e as unidades fabris situados junto ao litoral permaneceram hoje encerradas, o mesmo sucedendo com portos e estaleiros de construcção civil.

A protecção civil provincial mobilizou um total de 1500 funcionários, distribuidos por 86 equipas, que estão desde ontem em alerta com o propósito de responder a eventuais situações de emergência. As equipas deverão ser ainda responsáveis por avaliar prejuízos e danos logo após a passagem da tempestade.

O tufão Maria passou esta quarta-feira ao largo de Taiwan. A ilha foi açoitada por fortes ventos e chuvas torrenciais, mas o mau tempo não provocou danos significados.

O governo de Taipé evacuou milhares de pessoas, a título de precaução, mas o Maria perdeu força ao se aproximar da Formosa, passando ao largo da ponta norte da ilha.

Fonte: Expedientesinico




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (67) 9 9600-9214

Visitas: 1093623
Usuários Online: 100
Copyright (c) 2018 - Rádio Ativa Naviraí