Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Mundo

02 de abril é o dia mundial do autismo

Publicada em 02/04/19 às 14:35h - 141 visualizações

por Rádio Ativa Naviraí


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes aparecem já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação, capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.

Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. 

O jeito de lidar com cada um varia.

Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda.

Em Naviraí um grupo de mães com filhos portadores dessa síndrome com apoio da Prefeitura de Naviraí por intermédio das Gerências de Educação e Saúde, está mobilizando uma campanha de conscientização, para orientar a todos de como lidar com essas crianças. Um trabalho de panfletagem será feito no comércio e instituições chamando a atenção de todos.

Na Rede Municipal de Ensino está sendo feito a inclusão dessas crianças e na Rede de Saúde Básica, uma capacitação dos servidores, para que possa ser prestado um serviço de qualidade com relação aos portadores dessa síndrome.

A professora Evani Bronzati, servidora na Gerência de Educação foi designada pela Gerente da pasta professora Caroline Touro para efetuar um levantamento do problema e está organizando a inclusão dessas crianças para que haja uma interação social em cada escola entre professores, alunos e servidores de cada instituição escolar.

O Gerente de Saúde Welligton Santussi também já solicitou empenho junto a coordenação de saúde básica no sentido de que todos os servidores que atuam nas unidades sejam capacitados, para um funcionalidade especial em favor de crianças que forem atendidas nas referidas Unidades. 

Assessoria/Prefeitura Naviraí



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






Nosso Whatsapp

 

Visitas: 1630791
Usuários Online: 62
Copyright (c) 2019 - Rádio Ativa Naviraí